segunda-feira, 30 de abril de 2007

Minhas Dicas de Beleza

O que é tratamento capilar? É simplesmente hidratá-lo?

Sempre que todas as minhas clientes vêm até ao salão para cuidar de seus cabelos comigo, percebo que elas têm grandes dificuldades e não sabem ao certo como tratá-los. Pensam que é somente fazer uma hidratação, uma vez ou outra e está tudo ok, ledo engano. Está de uma certa forma jogando o dinheiro fora. Sendo assim, aqui vai exatamente algumas regras de como ter seus fios bem tratados, e como retorno positivo, suas “madeixas” com bastante movimento e brilho. Antes de mais nada, é necessário explicar que há dois tipos de cabelos:
  • Cabelos Naturais – Os que não possuem química, ou seja, tintura, descoloração ou mechas, alisamento, relaxamento, defrisante, amaciamento, enfim aqueles que são popularmente chamados de virgens.
  • Cabelos tratados com química – Os que fazem freqüentemente o uso de qualquer química, sejam das mais suaves ou não, como tonalizantes, henna, tintura, mechas em geral, alisamentos, relaxamentos, etc.
Para que entenda melhor é preciso saber que:
  • Hidratação – É tudo aquilo que tem como base água, óleo e nutrientes de frutas, sementes, etc.
Exemplo: o Aqua-oleum (ver figura abaixo), é uma das hidratações mais intensas do mercado, à base de água hidrolizada e óleo de abacate. Por ser de menor partícula de molécula (nanômetro), o Aqua-oleum é uma hidratação instantânea e completa.






  • Reestruturação – É tudo aquilo que tem aminoácidos e queratina.
Exemplo: o Vita- ciment (ver figura abaixo), também é uma das reestruturações mais intensas do mercado e age diretamente no córtex (parte onde fica toda informação genética do cabelo), reestruturando todo o fio, pois quando o cabelo sofre alguma agressão, perde partes de sua estrutura, ficando assim, poroso. Conseqüentemente esse cabelo perde o movimento, o brilho, fica mais embaraçado, enfim, um cabelo sem vida. O Vita- ciment funcionará como cimento, devolvendo para o fio, toda estrutura perdida.


  • Corte – Todo e qualquer cabelo deve ser cortado de dois em dois meses, aí você me diz: “Não, meu cabelo demora muito para crescer!”. Cortá-lo de dois em dois meses não mexerá no crescimento, lógico, se você tiver um cabeleireiro que realmente pensa em cuidar da saúde de seus fios. Isso, a confiança, é adquirida quando você tem uma fidelidade com esse profissional, inclusive, faço sempre uma pergunta assim que conheço uma cliente que vem cuidar de sua beleza comigo pela primeira vez:

"Há quantos ginecologistas você vai? Ou Há quantos cardiologistas?”

Sei que é so em um profissional dessas áreas e o cabeleireiro é tão ou mais importante quanto esses. Isso porque precisa-se de um contexto para tratar, mudar um corte ou fazer alguma química. Um problema de ordem ginecológica e outras, talvez não fique aparente como o seu cabelo, e eles são “seu cartão de visita”. Sei que quando os cabelos não estão bem cuidados com um corte e cor adequados e fios bonitos, isso te deixa com um mau-humor e muito insegura. E eu penso que mulher que se preze merece e deve sempre estar bonita, faz parte da feminilidade.
Para sanar essa dúvida em relação ao corte do cabelo, coloco abaixo um cálculo comprovado sobre o crescimento dos fios:
Em um mês, todo cabelo cresce um centímetro e meio, e em dois meses temos o total de três centímetros. Ao final desses dois meses, contando milímetros (para ficar tranqüila, esse corte será tão pouco que ficará colado na tesoura se molhado e se seco não visualizará no chão), não implicará no comprimento do mesmo. Ao contrário, fazendo assim, retiram-se as pontas duplas e “queimadas” por química ou pelo sol, que passam a ser fios envelhecidos. Pense...

... o fio nasce e ao longo do seu crescimento sofre várias agressões: o sol, o vento, a poluição, o tipo de água e outros (agressões naturais); químicas, escovas, chapinhas, baby-liss, spray e outros (agressões mecânicas). Um dia esse fio que veio crescendo desde a raiz e ao longo do tempo passa por todo esse processo acima citado, precisa ser retirado para que assim, junto aos tratamentos, tenha-se um cabelo bonito. Deixando por mais de dois meses as pontas sem o corte, essas só lhe dará o aspecto de cabelo mal tratado e impedirá o melhor desenvolvimento do mesmo.
Tendo a junção da reestruturação, hidratação e corte, temos enfim, um tratamento. A reestruturação, cuida da estrutura do fio, fortificando-o; a hidratação devolvendo a maliabilidade, a elasticidade, dando também uma textura macia, e por fim, brilho, pois deixa a cutícula bem coesa e fechada; o corte por sua vez retira toda a parte envelhecida do fio (pontas duplas e pontas queimadas pelo sol), deixando assim, o cabelo se desenvolver mais rápido, mantendo-o sempre com um corte e com beleza . Aí sim, temos uma forma única e perfeita de se tratar um cabelo.

Portanto, não se esqueça:
  • Corte o cabelo de dois em dois meses;
  • Lave-os com água morna para fria (veja post anterior sobre como lavar os cabelos);
  • Não deixe de usar bons produtos, pois os mesmos estarão valorizando o que foi feito no salão, ou seja, uma extensão do salão em sua casa (produtos da linha Profissional);
  • Não colocar condicionador na raiz e jamais deixá-los de condicionar, mesmo que finos e oleosos;
  • Use sempre um leave-in ideal para o seu tipo de cabelo (veja post anterior sobre como lavar os cabelos);
  • Use sempre protetor solar para os fios;
  • E o mais importante, faça tratamentos (reestruturação e hidratação) duas vezes por mês no mínimo para que se mantenha sempre os fios saudáveis e bonitos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Elyyyyyy, meu fofo!!
AMEI as dicas dessa semana...
Quero fazer todos esses tratamentos...
heheheheheheehhe....bem basico, ne?!

Amo vc, meu Hair Stylist!!!
Beijos, Carol!
=D

Anônimo disse...

Oi Ely!!!
sou eu, Roberta que fez maquiagem com você no final de semana...
seu trabalho é fantástico!
adorei as suas dicas de beleza
um beijo!

Anônimo disse...

O máximo!!! A-d-o-r-e-i! Bjos pro meu "cirurgião-plástico-milagreiro" esporádico....
Suzana

Unknown disse...

Ely,

Adorei as dicas e suas fotos!!! E claro que meu cabelo e minha maquillagem, era a mais linda do casamento *risos*

Voce e' show!!! :))

beijos

Carol

Anônimo disse...

Elyyyyy!!!!

Caraaamba, tô achando q vc não vai mais se lembrar de mim... :-(
Desculpe a demora. 1 mês e 1 dia!!!
Fabianne... Amiga da Dani e da Sabrina(Como eu me identifiquei qd te liguei. rsrsrs). A de cabelão q cortou curtinho no dia dos namorados...
Bom, demorei mas vim aqui deixar meu recadinho...

ADOREI meu novo visual!!! Um sucesso!!! Vc é óóóteeemo!!!

Qt à surpresa p o boyfriend... Acabou q o encontrei no meio da rua, ele meio estressado no momento e a reação qd me viu foi boa, supreso, mas não foi a q eu esperava. Mas tuuuuuudo bem... Nem me abalou pois EU tinha curtido o corte!!! Estava super bem!! Ele tb curtiu... Dps de um tempo foi só elogios... rsrsrs. Mas acredita q veio dizer q poderia ter cortado mais??!!! Não... O meu momento agora é esse! Ely, amei!

É isso aí... continue arrasando por aí que eu vou continuar arrasando por aqui!!! rsrs

Bjsssssss,
Fabi.

Anônimo disse...

Elyyyy,

Finalmente entrei no seu blog... Ameiiiiii... As dicas são ótimas...Até me empolguei e vou ligar amanhã para marcar um corte e hidratação...
Ahhh... O penteado e o make up pro casamento foram um sucesso pra variar!!!

Um beijo da Isabella Raposo e do meu namorado Rodrigo...
P.S.: o cabelo do meu namorado melhorou muiiiiiiiiiitoooo depois que vc começou a cortar...

rogeria disse...

oi!
arraial do cabo fica mais bonito depois da sua visita! rsrsrsr
beijos, rô